quarta-feira, 25 de março de 2009

A lacuna no currículo acadêmico

Matéria Opinativa:

A lacuna no currículo acadêmico
Idealizador do novo jornalismo encontra-se fora das discussões acadêmicas

Novo jornalismo? Jornalismo Literário? Tom Wolfe? Essas foram somente algumas perguntas que cercaram meu pensamento minutos antes de escrever esse texto. A partir de uma simples busca no Google, todos os meus problemas começaram a ser resolvidos. Descobri tudo, e mais um pouco, sobre o personagem, suas idéias e teorias e até mesmo curiosidades um tanto quanto bizarras sobre sua história.
Certamente se você é fã de Simpsons, já viu Tom Wolfe representar seu próprio personagem na série. Por meio de nota, Wolfe declarou que "Os Simpsons" é o único programa de humor no qual assiste e que sua participação no desenho é uma honra.
Não é à toa então, que Wolfe é uma personalidade relevante em nossa sociedade moderna, mas que passa desapercebido pela maioria de nós.
Todo bom estudante de jornalismo não deveria seguir o exemplo de quem vos fala, e com certeza, precisa conhecer o escritor e não ter de recorrer à internet para essas informações.
Pois é aí exatamente aí onde quero chegar. Como estudantes do sétimo semestre de jornalismo nunca ouviram falar de Tom Wolfe? Como suas idéias nunca foram até hoje discutidas incansavelmente nas salas de aula?
Afinal, ele é o pai do novo jornalismo. E no século XXI, todo o novo é o início de uma nova geração, na qual estamos inseridas. As mudanças no jornalismo, principalmente o escrito, estão acontecendo. Os jornais já não apresentam as matérias como antigamente, simplesmente mostrando os fatos tal qual aconteceram. Só isso não interessa, é preciso muito mais para conseguir chamar e manter a atenção do leitor. Por isso, o jornalismo busca a inovação. E nada mais próximo do que um novo jornalismo, aliado à literatura e a liberdade de técnica de expressão.
É inaceitável que "Tom Wolfe" não tenha sido sequer mencionado, com destaque, em discussões acadêmicas. Mesmo tendo desenvolvido suas idéias há algum tempo, sua ideologia permanece latante e aliada às necessidades do mercado, por isso sua inserção no ambiente acadêmico é indispensável.

Para quem já conhece
As idéias que permeiam as fronteiras do jornalismo com a literatura poderão ser discutidas por especialistas, em novembro, em Porto Alegre. Tom Wolfe estará presente em um dos mais importantes seminários filosóficos brasileiros, o Fronteiras do Pensamento. No evento, Wolfe abordará a temática com um o discurso nomeado O Espírito de nossa Época. A programação completa pode ser encontrada na página oficial do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário