terça-feira, 17 de março de 2009

Tom Wolfe é destaque em seminário nacional

Matéria Interpretativa:

Tom Wolfe é destaque em seminário nacional
Escritor norte americano integrará o ciclo de palestras do Fronteiras do Pensamento

A discussão da ciência e da cultura terá continuidade no ano de 2009. O tópico continuará norteando a terceira edição do seminário Fronteiras Braskem do Pensamento, realizado anualmente em Porto Alegre. O evento, que conta com uma programação mensal que se estende até o final do ano, terá como destaque, nessa edição, o escritor norte americano Tom Wolfe.

Mesmo com a uma programação mais enxuta, esta edição do evento, trará a tona a discussão sob a visão filosófica das vertentes contemporâneas da relação entre a ciência e cultura. Wolfe, autor de "Fogueira das Vaidades", "Eu Sou Charlotte Simmons" e “Os eleitos”, irá abordar a temática das fronteiras entre literatura e jornalismo, nomeada O Espírito de nossa Época.
Seu discurso encerrá o ciclo de palestras, no dia 16 de novembro.

Junto com personalidades como Gay Tallese, Norman Mayler e Truman Capote, Tom Wolfe é um dos idealizadores do movimento "new journalism", que mescla com maior liberdade a literatura em textos jornalísticos.


Programação Completa

Com a relação entre psicanálise e psiquiatria, é que o psicólogo, lingüista e professor, Steven Pinker, deu início ao clico de palestras, na noite de ontem (23). Pinker leciona em Harvard e em 2004 recebeu destaque pela revista Times, como uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Integrarão o cronograma de apresentação do seminário nomes relevantes para a sociedade contemporânea. O ganhador do prêmio Nobel de 2007, Erik Maskin, o psicólogo norte-americano Howard Gardner e a psicanalista e escritora Maria Rita Kehl, são alguns nomes também em destaques no evento. A programação pode ser confira na íntegra no site.

As palestras são realizadas mensalmente, sempre às segundas-feiras, às 19h30, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na capital gaúcha.
Os passaportes para o Fronteiras do Pensamento já estão a venda no site do evento e o investimento é de R$ 240. Mais informações podem ser obtidas no site do seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário